A orientação profissional, muitas vezes também chamada de orientação vocacional , é um serviço especializado que tem por objetivo auxiliar os jovens na escolha de sua futura profissão. O processo inclui atendimentos individuais, com atividades e testes psicológicos que propiciam o autoconhecimento, a informação profissional (considerando as atividades profissionais, bem como as informações relativas aos cursos e instituições), o estabelecimento dos principais critérios que norteiam essa escolha e a construção de um projeto de vida que possa aliar as expectativas pessoais e profissionais. O conceito de carreira também é trabalhado, de forma que o adolescente seja capaz de compreender que esta é derivada de uma série de escolhas ao longo da vida.
As dúvidas presentes nessa fase da vida com relação a escolha da profissão envolvem dilemas como:
Dentre outros dilemas que podem se apresentar no momento da escolha profissional, o fato é que grande parte dos adolescentes sente grande dificuldade em realizar essa escolha.
Para estudantes do ensino médio a preocupação com a escolha profissional costuma ser maior no 3º ano, onde a finalização de uma etapa tão importante que é o ensino médio impõe, necessariamente, que o jovem faça uma opção sobre o que fará no ano seguinte. Em meio a tantas opções, é muito difícil ter que realizar uma única escolha. Este pode ser considerado o maior desafio da escolha profissional: ter que abrir mão de algumas opções igualmente atraentes para seguir por apenas um caminho!
O trabalho de orientação profissional para estudantes do ensino médio é realizado por meio de atividades que possam auxiliá-lo a se sentir mais seguro com a escolha, diminuindo assim a probabilidade do mesmo se arrepender após o ingresso no ensino superior, o que poderia leva-lo à evasão do curso. Para alcançar este objetivo, o processo de OP inclui a discussão (por meio de atividades) de temas como:
Os atendimentos são individuais e realizados no consultório, em sessões semanais de 50 minutos. A duração do trabalho pode variar de dez a vinte sessões. Os pais participam de algumas etapas do processo.
Para estudantes do ensino fundamental essa dúvida pode surgir ao final do 9º ano, onde existem duas possilidades:
O trabalho de orientação profissional para estudantes de ensino fundamental é realizado por meio de atividades de autoconhecimento e informação profissional, que visam auxiliar o jovem em seu processo de decisão. Os atendimentos são individuais e realizados no consultório, em sessões semanais de 50 minutos. A duração do trabalho pode variar de cinco a dez sessões. A parceria entre psicóloga, pais e adolescente é essencial para o sucesso do processo.